Confira nossa avaliação do popular com motores 1.0 e 1.6 manual e automático
Fonte:Auto Esporte
Fonte:Auto Esporte
Visual arrojado e acabamento são pontos fortes do HB20 na
briga dos populares (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
briga dos populares (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
O belo quadro de instrumentos chama a atenção. Além de ser muito parecido com o do Elantra (com "copinhos" em volta do velocímetro e conta-giros), ele oferece iluminação constante (na cor azul), independentemente dos faróis estarem ligados. O volante de quatro raios tem boa pegada e os comandos dos vidros elétricos estão bem localizados na porta. Pena que somente o do motorista tenha função "um toque", e que não exista iluminação noturna dos botões. Aliás, a versão topo de linha tem o sugestivo nome "Premium", indicando que o HB pode adentrar a serada dos compactos mais refinados, como New Fiesta, Punto e C3. Para tanto, porém, faltam itens como ar digital, teto solar, retrovisor eletrocrômico, entre outros equipamentos.
Distância entre os eixos é boa, mas espaço traseiro é apertado
para os mais altos (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
para os mais altos (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Na pista com o 1.0
Impossível não lembrar do Picanto ao dirigir o HB "mil". Equipado com o mesmo motor Kappa 1.0 12 válvulas do Kia, o Hyundai tem funcionamento e respostas muito semelhantes. Trata-se de um motor inovador (ao menos no Brasil), de apenas três cilindros e duplo comando de válvulas variável. A vibração típica de blocos desse tipo é bem atenuada com o uso de um coxim respeitável. O motorista só vai perceber essa vibração em marcha lenta, parado no semáforo. Fora isso, o ruído de funcionamento é bem diferente dos quatro cilindros, mas o ronquinho é até agradável de ouvir. O Kappa ganha rotação com facilidade e oferece boa dose de torque (10,2 kgfm) para o dia a dia. A potência de 80 cv também supera a dos principais rivais. E o resultado é um carro agradável de conduzir, sem déficit de força aparente como no Palio 1.0, por exemplo. O desempenho nas saídas é também mais esperto que o do Gol, deixando o HB em posição confortável nesse quesito. O consumo não foi divulgado pela marca, mas deve ficar em níveis próximos aos do Picanto, em torno de 9 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, com etanol.
Câmbio automático é de quatro marchas (ao invés de seis) por questões de custos
A hora do 1.6
A primeira intimada nos 128 cv do motor Gamma já deixa claro que o HB20 1.6 16V vem para liderar a categoria em termos de desempenho. Trata-se da mesma unidade que equipa o Kia Soul, com bons 16,5 kgfm de torque. É força mais que suficiente para proporcionar acelerações animadas ao hatch compacto (a marca fala em 9,3 s de 0 a 100 km/h). O motor funciona "liso", sobe de giro rápido e é gostoso de trabalhar em altas rotações. O câmbio é diferente do 1.0 (aqui a ré é para frente, no "mil" para trás), mas o entages são tão precisos e suaves quanto os da versão mais barata.
Motor 1.0 é o mesmo do Kia Picanto. Posição de dirigir é boa
Todo HB20 1.6 vem com freios ABS de série. Ainda assim, os freios poderiam ter mais "mordida". E, como acontece no 1.0, o pedal é muito sensível e difícil de modular.
Hyundai afirma que HB20 automático vai de 0 a 100 km/h em
11 segundos (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
11 segundos (foto: Fabio Aro/Autoesporte)
Como dissemos nas outras vezes que tivemos contato com o HB, o câmbio automático de apenas quatro marchas não compromete, mas é limitado para o ótimo motor que trabalha em parceria com ele. A aceleração de 0 a 100 km/h fica em bons 11,0 s, de acordo com a marca. O que pega são as retomadas, já que a transmissão fica um pouco indecisa sobre qual marcha usar e perde um tempo precioso numa ultrapassagem, por exemplo. Também há escassez de recursos, já que não é possível fazer trocas manuais ou desativar a quarta marcha (pelo botão overdrive off oferecido em alguns automáticos). O máximo que você pode fazer é reduzir a marcha pelo próprio trilho da alavanca.
De todo modo, é um câmbio de trocas suaves, que proporciona mais conforto que os automatizados de Gol e Palio. A Hyundai diz que não optou pela nova transmissão de seis marchas (que equipa os Kia Soul e Cerato), por questões de custo. Mas vale lembrar que vem aí o Chevrolet Onix com câmbio automático de seis velocidades.
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